Pular para o conteúdo principal

DNA - Biologia!


DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo.
É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos.
DNA

Estrutura do DNA

A molécula de DNA é constituída por três substâncias químicas:
  1. Bases Nitrogenadas – Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G);
  2. Pentose – Um açúcar que apresenta moléculas formadas por cinco átomos de carbono;
  3. Fosfato – um radical de ácido fosfórico.
DNAEstrutura da molécula de DNA
Os dois filamentos que constituem o DNA enrolam-se um sobre o outro e unem-se através de pontes de hidrogênio, que se formam entre as 4 bases nitrogenadas dos nucleotídeos:
  • A - Adenina;
  • T - Timina;
  • C - Citosina;
  • G - Guanina.
​As pontes de hidrogênio são formadas entre os pares de bases: A-T e C-G. Adenina com Timina e Citosina com Guanina.
O DNA está tão compactado no núcleo celular, que se fosse possível esticá-lo, ele teria 2 metros de comprimento.
Todas as formas de vida do planeta, com exceção de alguns vírus, têm suas informações genéticas codificadas na sequência das bases nitrogenadas do DNA.

Gene

Os genes são unidades de informação hereditária que formam os cromossomos, formados por sequências especiais de centenas ou milhares de pares de bases nitrogenadas (A-T ou C-G).
São eles que determinam tanto as características próprias da espécie humana, quanto as características próprias de cada indivíduo.
Os genes especificam as sequências de aminoácidos que servem de base para a síntese de proteínas celulares.
Essas proteínas, em geral enzimas, atuam na estrutura e nas funções metabólicas das células e, consequentemente, no funcionamento de todo o organismo.

Cromossomos

As diferentes sequências de DNA formam os cromossomos. O ser humano possui 46 cromossomos: 23 recebidos da mãe e 23 do pai. Cada par de cromossomos é composto de inúmeros genes.

Genoma

O Genoma é toda a informação hereditária codificada no DNA de um organismo ou no RNA, no caso dos vírus. É o conjunto de todos os genes de determinada espécie.​
O sequenciamento de DNA ou genoma é a técnica usada para determinar em que ordem as bases nitrogenadas (Adenina, Timina, Citosina, Guanina) se encontram no DNA.
Sequenciar um genoma significa determinar a ordem em que as informações, ou seja os genes, estão colocados no genoma, o que permite obter informações sobre a linha evolutiva dos organismos, podendo trazer novos métodos para diagnosticar doenças ou formular medicamentos e vacinas.

Fonte : https://www.todamateria.com.br/dna/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotossíntese

O termo  fotossíntese  significa síntese pela luz, sendo o processo pelo qual plantas, algas e algumas bactérias utilizam a energia luminosa para produzir matéria orgânica. A fotossíntese é o principal meio de produção de energia dos seres autotróficos. Esse processo geralmente utiliza gás carbônico(CO 2 ) e água (H 2 O) para a produção de matéria orgânica na forma de glicídios, a qual servirá de alimento para o organismo, liberando também gás oxigênio (O 2 ) para a atmosfera no processo. Praticamente todo o oxigênio que compõe a atmosfera atual da Terra é resultado da fotossíntese. Dessa forma, a equação geral da fotossíntese é: 12 H 2 O + 6 CO 2  → 6 O 2  + C 6 H 12 O 6  + 6 H 2 O Estrutura das células fotossintetizantes Nas células, a fotossíntese ocorre em organelas chamadas de cloroplastos, a qual contém pigmentos responsáveis pela absorção da energia luminosa. O pigmento fotossinteti...

Aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH 2  e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura. Os aminoácidos são utilizados na síntese de proteínas, as quais constituem músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos, além de alguns hormônios. Assim, eles ligam-se entre si para formar as proteínas, sendo portanto a "matéria prima" desses macronutrientes. Existem dois grandes grupos de aminoácidos: Aminoácidos naturais ou não essenciais:  São os aminoácidos produzidos pelo próprio organismo, sendo 12 no total: glicina, alanina, serina, histidina, asparagina, glutamina, cisteína, prolina, tirosina, arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico; Aminoácidos essenciais:  São os aminoácidos que não são sintetizados pelo organismo e que precisam ser obtidos através da alimentação. São nove, entre eles: fenilalanina, valina, triptofano, treonina, lisina, leucina, isoleucina e metionina. Os aminoácidos essenciais ...

Citologia

A Citologia ou Biologia Celular é o ramo da Biologia que estuda as células. A palavra citologia deriva do grego  kytos , célula e  logos , estudo. A citologia foca-se no estudo das células, abrangendo a sua estrutura e metabolismo. O nascimento da citologia e a invenção do microscópio são fatos relacionados. Em 1663, Robert Hooke cortou um pedaço de cortiça e observou ao microscópio. Ele notou que existiam compartimentos, os quais ele denominou de células. A partir daí, a citologia começou a desenvolver-se como ciência. O avanço dos microscópios contribuiu para que as estruturas das células fossem observadas e estudadas. Teoria Celular O estabelecimento da Teoria Celular foi possível graças ao desenvolvimento da microscopia. A Teoria Celular apresenta postulados importantes para o estudo da Citologia: Todos os seres vivos são constituídos por células; As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células; Novas células se formam pe...