Pular para o conteúdo principal

Células

A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares.
A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.
O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células. De todas elas a maior é o óvulo, que possui o diâmetro de um ponto final. As demais são invisíveis a olho nu.

Estrutura das Células

Célula
A células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior.
Membrana plasmática ou membrana celular - é uma espécie de película que envolve e protege a célula.
Possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela regula a entrada e a saída de substâncias na célula. Através dela a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias.
Na célula vegetal, além da membrana celular existe ainda, mais externamente, a parede celular, formada de celulose.
O citoplasma - é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo. É constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma.
É formado por água, sais minerais, proteínas e açúcares. No hialoplasma, encontram-se várias organelas, que são estruturas responsáveis por diversas atividades da célula, tais como: nutrição e respiração da célula, além do armazenamento de substâncias. Em conjunto, elas são responsáveis pela manutenção da vida.
Célula
Entre as organelas destacam-se:
  • Citoesqueleto - conjunto de fibras e túbulos proteicos existente no citoplasma de células eucarióticas, responsável por sua sustentação e pela movimentação de organelas.
  • mitocôndrias - é a usina energética das células. Realizam a respiração celular e liberam a energia de que a célula necessita para as suas atividades;
  • ribossomos - fabricam as proteínas nas células. Organelas fundamentais ao crescimento a à regeneração celular;
  • retículo endoplasmático - rede de canais e reentrâncias onde circulam proteínas, gorduras, sais etc;
  • complexo golgiense - formado por pequenas bolsas achatadas. Produz certos "açúcares", modifica e armazena proteínas e outras substâncias. Também produz os lisossomos;
  • lisossomos - realizam a digestão dentro da célula;
  • centríolos - pequenas estruturas cilíndricas que participam da divisão da célula;
  • vacúolos - vesículas - pequenas bolsas que armazenam ou transportam enzimas, água etc.
  • cloroplastos - organelas presentes apenas em células vegetais, responsáveis pela fotossíntese.
O núcleo - é a central de comando das atividades celulares. Em geral situa-se no centro da célula. É envolvido por uma membrana nuclear ou carioteca.
No interior do núcleo estão os cromossomos,que guardam o material genético da célula (DNA). Os cromossomos ficam mergulhados na cariolinfa ou suco nuclear - material gelatinoso que preenche o espaço dentro do núcleo.

O QUE É UNICELULAR E PLURICELULAR?

                                            
Um organismo é unicelular quando ele é formado por apenas uma célula. Assim são as bactérias e os protozoários. Essa única célula precisa então realizar todas as funções para que o ser unicelular possa viver. Já imaginou comer, beber, fazer xixi e respirar com uma única célula?
Já os organismos pluricelulares são assim como nós, ou seja, têm um montão de células. São assim também a maioria dos seres vivos, como os animaizinhos de estimação, os que estão no zoológico, os vermes, os cogumelos e até mesmo as plantas.
Como os seres pluricelulares têm muitas células, cada tipo de célula pode ficar por conta de uma função diferente. Por exemplo: as células musculares se contraem e permitem que você faça movimentos; os neurônios, que são as células nervosas, levam as informações para o seu cérebro e dele para os outros órgãos; as células vermelhas do sangue levam o oxigênio para outras células do seu corpo. Temos ainda as células do pulmão, do fígado, do estômago, do intestino, da pele e muitas outras que juntas formam um ser pluricelular, como a gente, como seu cachorro ou como a árvore do ipê-amarelo.


Fonte: http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/o-que-e-unicelular-e-pluricelular/
https://www.todamateria.com.br/celula/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fotossíntese

O termo  fotossíntese  significa síntese pela luz, sendo o processo pelo qual plantas, algas e algumas bactérias utilizam a energia luminosa para produzir matéria orgânica. A fotossíntese é o principal meio de produção de energia dos seres autotróficos. Esse processo geralmente utiliza gás carbônico(CO 2 ) e água (H 2 O) para a produção de matéria orgânica na forma de glicídios, a qual servirá de alimento para o organismo, liberando também gás oxigênio (O 2 ) para a atmosfera no processo. Praticamente todo o oxigênio que compõe a atmosfera atual da Terra é resultado da fotossíntese. Dessa forma, a equação geral da fotossíntese é: 12 H 2 O + 6 CO 2  → 6 O 2  + C 6 H 12 O 6  + 6 H 2 O Estrutura das células fotossintetizantes Nas células, a fotossíntese ocorre em organelas chamadas de cloroplastos, a qual contém pigmentos responsáveis pela absorção da energia luminosa. O pigmento fotossinteti...

Aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH 2  e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura. Os aminoácidos são utilizados na síntese de proteínas, as quais constituem músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos, além de alguns hormônios. Assim, eles ligam-se entre si para formar as proteínas, sendo portanto a "matéria prima" desses macronutrientes. Existem dois grandes grupos de aminoácidos: Aminoácidos naturais ou não essenciais:  São os aminoácidos produzidos pelo próprio organismo, sendo 12 no total: glicina, alanina, serina, histidina, asparagina, glutamina, cisteína, prolina, tirosina, arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico; Aminoácidos essenciais:  São os aminoácidos que não são sintetizados pelo organismo e que precisam ser obtidos através da alimentação. São nove, entre eles: fenilalanina, valina, triptofano, treonina, lisina, leucina, isoleucina e metionina. Os aminoácidos essenciais ...

Elementos químicos fundamentais para a vida!

As formas de vida presentes no planeta Terra são conhecidas como baseadas em carbono, ou seja, todos os seres vivos possuem compostos de carbono, que formam, por exemplo, as proteínas, os lipídeos, as vitaminas, os carboidratos e alguns sais minerais, que por sua vez constituem as células, os tecidos e os órgãos. No entanto, o carbono não é o  elemento  mais comum nos  seres   vivos . Então, qual é o elemento mais abundante? Se considerarmos um ser humano, o  elemento químico  mais abundante em seu organismo, em quantidade de átomos é o hidrogênio, mas se considerarmos a massa dos elementos que constituem o corpo humano, o oxigênio será o principal elemento químico encontrado. Os 4 principais elementos químicos para o corpo humano são: hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono. Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o corpo humano é constituído por aproximadamente 70% de água. E isso é absolutamente verdade. A água, por su...