Pular para o conteúdo principal

Origem da Vida!

Como será que a vida surgiu no planeta Terra? Essa pergunta é cercada por questionamentos. Muitos filósofos e cientistas buscaram entender essas questões criando teorias que comprovassem a origem da vida.
Para os cientistas, a Teoria do Big Bang, do século XX, foi responsável pela criação do Universo, incluindo o Planeta Terra. No início da história da Terra, o planeta não tinha condições para o surgimento da vida, visto que o calor era intenso e ocorriam erupções vulcânicas a todo momento. Além disso, ele poderia ser atacado diretamente por corpos originados do espaço. Após muitos anos, surgiram vários elementos que poderiam ser responsáveis pela presença de vida na Terra.
Até o surgimento das teorias houve uma longa caminhada por pesquisas que realmente comprovassem a vida. Dentre elas estão: a Teoria da Criação, apoiada na crença de que os seres vivos surgiram de um ser superior; as Teoria da Abiogênese e Biogênese; a Teoria da Panspermia Cósmica, da Evolução Química ou Molecular.

Teorias da Origem da Vida

Teoria Criacionista

Por muito tempo, a teoria da criação, apoiada pelos religiosos, era a que prevalecia. Para eles, um ser superior foi o responsável pela criação do universo e tudo o que nela há. Por isso, havia a dificuldade de novos estudos sobre a origem da vida. Além disso, no século XIV, a hipótese da geração espontânea, era uma das populares. Nela, os seres vivos surgiam a partir de cadáveres ou outros ambientes, por exemplo, as cobras nasciam dos lodos encontrados nos rios.

Abiogênese e Biogênese

Teoria da Geração Espontânea, também conhecida como Abiogênese é uma das primeiras teorias criadas para explicar a origem da vida. Aristóteles e outros pensadores e cientistas se apoiavam nela. Ela explica que os seres vivos surgiam a partir da matéria orgânica, ou seja, o lodo dos rios originava as cobras e as rãs; já as frutas davam origem aos vermes. Dentre os pesquisadores que tentaram provar esta teoria estão John T. Needham.
Entre os séculos XVII e XIX, os cientistas começaram a discordar da Abiogênese. Dentre eles estão Francesco Redi e Louis Pasteur. A partir daí, surgiu a teoria da Biogênese que comprovou que os seres vivos tinham surgido de organismos preexistentes.

Origem da Terra

Do ponto de vista científico, o planeta começou a ser formado cerca de 4,5 bilhões de anos. Vários materiais tais como gases, pó e rochas foram responsáveis por esta formação. À princípio, as condições para o surgimento de seres vivos era praticamente impossível, pois as atividades vulcânicas e o bombardeamento de outros corpos celestes acontecia com frequência.

Teoria do Big Bang

No decorrer do século XX, novos estudos deram origem a Teoria do Big Bang ou a Grande Explosão. De acordo com o padre Georges Lemaítre e o físico russo George Gamow, no início, o universo era um grão que explodiu, sem motivo aparente, e produziu o tempo, a matéria e a energia que existe. E, como a temperatura era alta, não haviam elementos químicos no universo, sendo assim, surgiram apenas após milhares de anos, tais como o hidrogênio.

Teorias da Evolução

Os principais autores das teorias da evolução são Charles Darwin e Lamarck. Eles foram os responsáveis por estudar sobre as diversas alterações dos seres vivos ao longo do tempo e de acordo com o ambiente em que viviam. Darwin, escreveu o livro A Origem das Espécies, em 1859, onde adicionou seus principais estudos sobre a evolução das espécies.

Teorias Modernas

Além das teorias propostas, novas surgiram, dentre elas a da Panspermia, do século XIX, na qual os seres vivos teriam surgido a partir de substâncias de outros planetas. Dentre os principais defensores estão William Thonson e Svante August Arrhenius; a Teoria da Evolução Química, onde a vida teria surgido a partir da evolução química e a da Antimatéria, que entrou em descrédito por um período, mas depois tornou a ser considerada.

Resultado de imagem para imagen de lampada acesa ideia

Experiência de Miller e Urey

É considerada uma das principais experiências sobre a origem da vida. Ela foi realizada por Stanley L. Miller e Harold C. Urey, na década de 50, para comprovar a hipótese de Oparin e Haldane - na qual a vida teria surgido a partir de elementos da atmosfera primitiva da terra combinadas a substâncias inorgânicas.





Confira com mais detalhes como essas teorias foram criadas clicando aqui!



Fonte: http://planeta-terra.info/origem-da-vida.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Citologia

A Citologia ou Biologia Celular é o ramo da Biologia que estuda as células. A palavra citologia deriva do grego  kytos , célula e  logos , estudo. A citologia foca-se no estudo das células, abrangendo a sua estrutura e metabolismo. O nascimento da citologia e a invenção do microscópio são fatos relacionados. Em 1663, Robert Hooke cortou um pedaço de cortiça e observou ao microscópio. Ele notou que existiam compartimentos, os quais ele denominou de células. A partir daí, a citologia começou a desenvolver-se como ciência. O avanço dos microscópios contribuiu para que as estruturas das células fossem observadas e estudadas. Teoria Celular O estabelecimento da Teoria Celular foi possível graças ao desenvolvimento da microscopia. A Teoria Celular apresenta postulados importantes para o estudo da Citologia: Todos os seres vivos são constituídos por células; As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células; Novas células se formam pe...

Fotossíntese

O termo  fotossíntese  significa síntese pela luz, sendo o processo pelo qual plantas, algas e algumas bactérias utilizam a energia luminosa para produzir matéria orgânica. A fotossíntese é o principal meio de produção de energia dos seres autotróficos. Esse processo geralmente utiliza gás carbônico(CO 2 ) e água (H 2 O) para a produção de matéria orgânica na forma de glicídios, a qual servirá de alimento para o organismo, liberando também gás oxigênio (O 2 ) para a atmosfera no processo. Praticamente todo o oxigênio que compõe a atmosfera atual da Terra é resultado da fotossíntese. Dessa forma, a equação geral da fotossíntese é: 12 H 2 O + 6 CO 2  → 6 O 2  + C 6 H 12 O 6  + 6 H 2 O Estrutura das células fotossintetizantes Nas células, a fotossíntese ocorre em organelas chamadas de cloroplastos, a qual contém pigmentos responsáveis pela absorção da energia luminosa. O pigmento fotossinteti...

Células

A célula é a  menor unidade dos seres vivos  com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares. A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução. O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células. De todas elas a maior é o óvulo, que possui o diâmetro de um ponto final. As demais são invisíveis a olho nu. Estrutura das Células A células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior. Membrana plasmática ou membrana celular - é uma espécie de película que envolve e p...