Pular para o conteúdo principal

Jogos de Ciências e Biologia

Esta seção é dedicada ao aprendizado de um jeito descontraído, estimulando a capacidade de interpretação do conteúdo a partir de jogos. Divirta-se brincando!

Alguns jogos requerem o uso do Flash Player. Portanto, caso seu navegador emita um aviso, você deve autorizar a execução deste plugin.




Resultado de imagem para Imagens de jogos biologia


Você é professor de biologia e quer levar diversão junto com o conteúdo para a sala de aula? Trago aqui uma dica de vários jogos associados à assuntos diversos das Ciências Biológicas, como: vertebrados, microrganismos, células, desenvolvimento embriológico e biodiversidade.
E mesmo para quem não é professor pode servir para aprendizado em família e entre amigos. Os jogos possuem cartas, tabuleiros e instruções que precisam ser impressos.
Foram desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL), ligado ao Instituto de Biociências da USP, que desenvolve pesquisa básica e aplicada ligada ao estudo do genoma humano, doenças genéticas e pesquisas com células-tronco além de atividades ligadas à educação e à transferência de tecnologia.
Abaixo trago uma lista de #10 jogos que tornam o aprendizado um pouco mais divertido:

#1. Micromonte

Trata–se de um jogo que envolve não só a observação dos modelos e esquemas dos microrganismos com as respectivas estruturas e organelas intracelulares, mas também a agilidade para a captação das peças (estruturas e organelas) necessárias para a montagem do micróbio selecionado.

#2. Baralho Animal

O desafio é conseguir reunir, antes dos demais participantes, o conjunto de 5 cartas relacionadas a morfologia corporal e a imagens de diversos grupos de vertebrados. É um jogo divertido que facilita o estudo dos diversos grupos de vertebrados e desenvolve um pensamento estratégico de seleção de informações relacionadas e descarte das não relacionadas.

#3. Ponto Crítico – jogo de contaminação alimentar

Jogo em que um detetive informa, de forma lúdica, algumas ações capazes de conduzir à contaminação de alimentos por micro-organismos patogênicos. O melhor detetive será aquele que primeiro descobrir o responsável pela contaminação!

#4. Baralho Embriológico

O desafio é conseguir reunir, antes dos demais participantes, o conjunto de 5 cartas relacionadas a uma das fases do desenvolvimento embrionário de sua própria escolha. É um jogo que possibilita o conhecimento de algumas fases do desenvolvimento embrionário e desenvolve um pensamento estratégico de seleção de informações próprias para cada uma delas.

#5. Biota – Jogo da Biodiversidade

Peça uma boa dica e poderá ser a equipe vencedora! Biota é um jogo de cartas com conteúdo e dicas que, quando associadas de forma coerente permite a identificação de organismos pertencentes aos reinos Animalia, Plantae, Fungi, Monera e Protista. Os vírus, agentes infectantes, também estão presentes.

#6. Baralho celular

O jogo relaciona a morfologia e a localização dos diferentes tipos celulares com as respectivas funções que eles apresentam. Serve como um instrumento de aprendizagem que pode ser usado em sala de aula ou em um grupo de amigos.

#7. Jogo das Células-Tronco

É um jogo de perguntas e respostas que auxilia a fixação de conceitos sobre a célula e células-tronco. Ao responder as questões contidas nas cartas você ganha pontos e se responder acertadamente pode ganhar de seus parceiros.

#8. Jogo da Palavra Cruzada

Um jogo de palavras sobre os principais conceitos sobre células-tronco.

#9. O Jogo das Calorias

Foi desenvolvido para facilitar a compreensão por parte dos estudantes de conceitos importantes sobre nutrição, gasto de energia e seus efeitos sobre o ganho e a perda de peso.
O objetivo do jogo é esclarecer que os ganhos e as perdas de peso são conseqüência de vários parâmetros importantes como:
consumo diário de energia, o valor calórico dos alimentos e fatores individuais, como por exemplo, fatores bioquímicos e metabólicos que, em última análise, são influenciados por fatores hereditários.

#10. Cara a Cara com a Célula

É um jogo divertido e diferente para aprender sobre as células e suas estruturas. Para tanto, basta fazer perguntas “bem feitas” e descobrir qual é a célula que está na mão do adversário. Para professores serve para trabalhar, em sala de aula, o conceito de célula e suas correspondentes organelas e estruturas.



Encontra - se os jogos aqui: http://genoma.ib.usp.br/educacao-e-difusao/materiais-didaticos/jogos
http://biologiaparabiologos.com.br/jogos-biologicos-aprender-brincando/
https://www.sobiologia.com.br/jogos.php#

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Citologia

A Citologia ou Biologia Celular é o ramo da Biologia que estuda as células. A palavra citologia deriva do grego  kytos , célula e  logos , estudo. A citologia foca-se no estudo das células, abrangendo a sua estrutura e metabolismo. O nascimento da citologia e a invenção do microscópio são fatos relacionados. Em 1663, Robert Hooke cortou um pedaço de cortiça e observou ao microscópio. Ele notou que existiam compartimentos, os quais ele denominou de células. A partir daí, a citologia começou a desenvolver-se como ciência. O avanço dos microscópios contribuiu para que as estruturas das células fossem observadas e estudadas. Teoria Celular O estabelecimento da Teoria Celular foi possível graças ao desenvolvimento da microscopia. A Teoria Celular apresenta postulados importantes para o estudo da Citologia: Todos os seres vivos são constituídos por células; As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células; Novas células se formam pela divisã

Aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH 2  e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura. Os aminoácidos são utilizados na síntese de proteínas, as quais constituem músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos, além de alguns hormônios. Assim, eles ligam-se entre si para formar as proteínas, sendo portanto a "matéria prima" desses macronutrientes. Existem dois grandes grupos de aminoácidos: Aminoácidos naturais ou não essenciais:  São os aminoácidos produzidos pelo próprio organismo, sendo 12 no total: glicina, alanina, serina, histidina, asparagina, glutamina, cisteína, prolina, tirosina, arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico; Aminoácidos essenciais:  São os aminoácidos que não são sintetizados pelo organismo e que precisam ser obtidos através da alimentação. São nove, entre eles: fenilalanina, valina, triptofano, treonina, lisina, leucina, isoleucina e metionina. Os aminoácidos essenciais são

Células

A célula é a  menor unidade dos seres vivos  com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares. A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução. O ser humano é constituído de cerca de 100 trilhões de células. De todas elas a maior é o óvulo, que possui o diâmetro de um ponto final. As demais são invisíveis a olho nu. Estrutura das Células A células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas. A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior. Membrana plasmática ou membrana celular - é uma espécie de película que envolve e protege a célula. Possui per