Pular para o conteúdo principal

Carboidratos


Resultado de imagem para carboidratos


Os carboidratos são um conjunto de compostos orgânicos de grande importância para fornecer energia não só para o organismo humano, mas para todos os seres vivos. Além disso, os carboidratos podem atuar como função estrutural e não apenas como fonte de energia, como é o caso da celulose, carboidrato importante por atuar como fibra estrutural, responsável pela rigidez de alguns vegetais.
Voltando ao ponto de vista energético, é através da degradação da glicose (C6H12O6), um carboidrato, que obtemos energia utilizável para nossas atividades cotidianas. De maneira genérica, pode-se descrever o processo de produção de energia a partir da glicose como:
Os carboidratos, também conhecidos como glicídios (do grego glicos, que significa doce) são muito abundantes na natureza, podendo ser classificados como monossacarídeos (apenas 1 unidade de carboidrato, tal como glicose, frutose e galactose), dissacarídeos (2 unidades de carboidratos, tal como a sacarose e lactose) e polissacarídio (muitas, as vezes milhares de unidades, tal como amido, celulose e glicogênio).

Monossacarídeos

Os monossacarídeos ou oses são os carboidratos mais simples que não reagem com água, ou seja, não hidrolisam. Esses carboidratospodem apresentar cadeia carbônica com 3, 4, 5, 6 ou 7 átomos de carbono. Além disso, eles podem ser classificados de acordo com a função orgânica que possuem (aldeído ou cetona). A glicose, por exemplo, possui a função orgânica aldeído, que a classifica como uma Aldo-hexose, já que possui cadeia carbônica com seis átomos. No entanto, a glicose por possuir grupos que reagem entre si (aldeído e hidroxila), ocorre reação de ciclização, formando a glicose em suas formas cíclicas.
A glicose é o carboidrato mais importante para o ser humano, para a produção de energia. No entanto, ele é pouco comum nos alimentos que ingerimos. Normalmente os alimentos possuem carboidratos mais complexos, como dissacarídeos e polissacarídeos, que se hidrolisam até a glicose.
A frutose é outro monossacarídio importante. Esse carboidrato é encontrado no mel e também em várias frutas, daí o seu nome popular, açúcar das frutas.
A galactose é outro importante monossacarídeo, mas não ocorre isoladamente. A galactose ocorre combinada com a glicose, formando a lactose (um dissacarídeo), um carboidrato presente no leite.

Dissacarídeos

Os dissacarídeos são carboidratos formados por dois carboidratos simples, como a sacarose que é formada por glicose e frutose, ou a lactose que é formada por glicose e galactose.
A lactose é encontrada em todos os leites, esse carboidrato tem a função de fornecer energia para o ser que bebe leite. Como o leite é o principal alimento de muitos animais, no início da vida, é a lactose é a parte do leite responsável pela fonte de energia.

Polissacarídeos

Os polissacarídeos são carboidratos que podem apresentar massa molecular de milhares de gramas por mol, ou seja, são polímeros.
A celulose é um exemplo de polissacarídeo. No entanto, a celulose não possui função de fornecer energia para os vegetais que a produzem. A celulose possui função estrutural. Já alguns animais são capazes de extrair energia a partir da quebra da celulose, produzindo glicose, esses animais são os ruminantes.
A celulose é usada como matéria prima para obtenção do papel, importante material presente no nosso cotidiano.
O amido é outro importante polissacarídeo, que pode apresentar massa molar de até 60 mil gramas para cada mol. O amido é comumente encontrado em vegetais como arroz, milho, trigo, mandioca, feijão, aveia e batata (além de diversos outros vegetais). O amido é a principal fonte de carboidratos para a nutrição humana, sendo formado pela condensação de milhares de moléculas de glicose, que podem ser facilmente hidrolisadas em nosso organismo pela ação da enzima amidase.
Outro importante polissacarídeo é o glicogênio, que pode ser formado pela condensação de diversas moléculas de glicose. O glicogênio é um carboidrato de reserva para animais. Graças ao glicogênio, os animais podem ter glicose imediatamente quando necessitam, não precisando ingerir alimentos a todo o momento. O glicogênio é armazenado nos músculos e no fígado animal.




Fontes: http://quiprocura.net/w/2015/08/03/carboidratos-o-que-sao-onde-estao/#inline_content

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotossíntese

O termo  fotossíntese  significa síntese pela luz, sendo o processo pelo qual plantas, algas e algumas bactérias utilizam a energia luminosa para produzir matéria orgânica. A fotossíntese é o principal meio de produção de energia dos seres autotróficos. Esse processo geralmente utiliza gás carbônico(CO 2 ) e água (H 2 O) para a produção de matéria orgânica na forma de glicídios, a qual servirá de alimento para o organismo, liberando também gás oxigênio (O 2 ) para a atmosfera no processo. Praticamente todo o oxigênio que compõe a atmosfera atual da Terra é resultado da fotossíntese. Dessa forma, a equação geral da fotossíntese é: 12 H 2 O + 6 CO 2  → 6 O 2  + C 6 H 12 O 6  + 6 H 2 O Estrutura das células fotossintetizantes Nas células, a fotossíntese ocorre em organelas chamadas de cloroplastos, a qual contém pigmentos responsáveis pela absorção da energia luminosa. O pigmento fotossinteti...

Aminoácidos

Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH 2  e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura. Os aminoácidos são utilizados na síntese de proteínas, as quais constituem músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos, além de alguns hormônios. Assim, eles ligam-se entre si para formar as proteínas, sendo portanto a "matéria prima" desses macronutrientes. Existem dois grandes grupos de aminoácidos: Aminoácidos naturais ou não essenciais:  São os aminoácidos produzidos pelo próprio organismo, sendo 12 no total: glicina, alanina, serina, histidina, asparagina, glutamina, cisteína, prolina, tirosina, arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico; Aminoácidos essenciais:  São os aminoácidos que não são sintetizados pelo organismo e que precisam ser obtidos através da alimentação. São nove, entre eles: fenilalanina, valina, triptofano, treonina, lisina, leucina, isoleucina e metionina. Os aminoácidos essenciais ...

Elementos químicos fundamentais para a vida!

As formas de vida presentes no planeta Terra são conhecidas como baseadas em carbono, ou seja, todos os seres vivos possuem compostos de carbono, que formam, por exemplo, as proteínas, os lipídeos, as vitaminas, os carboidratos e alguns sais minerais, que por sua vez constituem as células, os tecidos e os órgãos. No entanto, o carbono não é o  elemento  mais comum nos  seres   vivos . Então, qual é o elemento mais abundante? Se considerarmos um ser humano, o  elemento químico  mais abundante em seu organismo, em quantidade de átomos é o hidrogênio, mas se considerarmos a massa dos elementos que constituem o corpo humano, o oxigênio será o principal elemento químico encontrado. Os 4 principais elementos químicos para o corpo humano são: hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono. Provavelmente você já deve ter ouvido falar que o corpo humano é constituído por aproximadamente 70% de água. E isso é absolutamente verdade. A água, por su...